Contratenor é um cantor masculino adulto que canta numa tessitura correspondente à do alto ou até mesmo à do soprano, adaptando normalmente a técnica do falsete. Apesar de as propriedades vocais variarem entre contratenores, é comum a todos eles o timbre perceptivelmente distinto da voz feminina, para um ouvido atento.
A voz de contratenor teve um ressurgimento massivo em popularidade na segunda metade do séc. XX, parcialmente devido a pioneiros como Alfred Deller e pelo aumento de popularidade da ópera Barroca. Apesar de serem considerados um fenômeno da música renascentista e barroca, alguns contratenores modernos exploram um repertório bem extenso. O termo contratenor deve ser usado exclusivamente no contexto do canto lírico.
É considerada a voz masculina mais sentimental[carece de fontes] (pois depende da emoção dos cantores e que normalmente consegue emocionar a todos, principalmente se tratando de um repertório de músicas tristes) e comumente extensa[carece de fontes] , uma vez que pode atingir de barítono (masculino)[carece de fontes] à soprano (feminino).
Nenhum comentário:
Postar um comentário